Por Davi Martins (13).jpg
Por Davi Martins (22).jpg
Por Davi Martins (27).jpg
Por Davi Martins (8).jpg

LA ESCADA

O espetáculo La Escada é o mais novo espetáculo da Rué La Companhia. Um projeto inédito contemplado pelo Proac com estreia em 2022. O espetáculo La Escada é remotamente inspirado no filme La Strada (1954), de Federico Fellini, e mostra as aventuras e desventuras de um casal de artistas ambulantes que, lançando mão de todos os seus múltiplos talentos, tenta arduamente sobreviver de sua arte nas ruas da cidade. No momento de maior desânimo e tristeza ocorre a fantástica aparição do mítico Palhaço Lamparina, que os aconselha a buscar La Escada, uma escada mágica que os ajudará a sair da difícil situação em que se encontram. Logo eles descobrirão que a tarefa não será fácil! Depois de muitas e divertidas peripécias, eles finalmente encontram a verdadeira La Escada. Será ela realmente mágica? Será mesmo o fim de sua vida de agruras?
 

O elenco de La Escada é composto por artistas com múltiplas habilidades, como os personagens que representam. Com muita música, canto, dança, acrobacia e malabarismo, sempre combinados com humor e poesia, La Escada é uma divertida homenagem à esperança. O espetáculo conta também com o Girolé, uma escada giratória, aparelho circense inédito, desenvolvido especialmente para essa montagem.

A peça mescla elementos arquetípicos do nosso “Sertão Medieval” com temas da ficção pós-apocalíptica contemporânea. Através da celebração coletiva do encontro teatral, La Escada almeja oferecer ao público uma oportunidade de construção colaborativa de significados, a partir de conteúdos culturais compartilhados.

 

Apesar da importância e profundidade dos temas abordados, La Escada é um espetáculo cheio de esperança, lírico, lúdico e, principalmente, muito cômico, que pode ser desfrutado com prazer por públicos de todos os tipos e todas as idades. É um espetáculo que dará continuidade à linha de trabalho da companhia que acredita em um encontro verdadeiro cheio de trocas, escutas e brincadeiras entre os artistas e o público.

PROAC 07/2021:

 

Apresentações e oficinas gratuitas:

Esse projeto foi contemplado pelo EDITAL PROAC N° 07/2021 - Público Infanto-Juvenil / Produção e proporcionou a criação e montagem do espetáculo teatral La Escada, da Rué La Companhia, com a realização de uma temporada de 10 apresentações gratuitas na cidade de Guarulhos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade. A companhia também fará 10 bate-papos, ao final de cada apresentação, com os estudantes das escolas.

Pensando, cada vez mais, na acessibilidade, o grupo fará 4 apresentações com tradução simultânea em LIBRAS e 1 apresentação especial com áudio descrição convidando escolas e associações de pessoas com deficiência visual de Guarulhos.

O grupo também irá registrar todas as etapas desse processo para a criação de um mini-documentário ao final do projeto.

A Rué La Companhia, além de 10 apresentações na cidade de Guarulhos, também oferecerá duas oficinas gratuitas dentro desse projeto: Experimentação Teatral e A Música Como Elemento da Narrativa. As oficinas acontecerão na sede da companhia, no Espaço Cultural Revoada na Vila Augusta em Guarulhos.
 

SOBRE AS OFICINAS:

 

Oficina: Experimentação Teatral

Essa oficina é direcionada para pessoas que desejam experimentar o teatro como forma de exercitar a criatividade, a fala, o corpo e a potência da presença. Nessa oficina, o grupo propõe uma vivência teatral através de jogos dramáticos e dinâmicas teatrais coletivas. O intuito é que os participantes possam experimentar noções básicas do teatro e ampliar suas noções acerca do teatro e teatro de rua. Voltado para um público das mais diferentes áreas, com ou sem experiência anterior na linguagem teatral.

Idade: A partir de 12 anos

Duração: 2 horas

Máximo: 20 pessoas

 

Oficina: A Música Como Elemento da Narrativa

Com o objetivo de mostrar aos participantes a importância do elemento musical, a música na narrativa pode ser utilizada como um recurso para ilustrar ou comentar os acontecimentos e pensamentos em determinadas situações de uma cena ou de uma história contada, apontando tópicos dentro do universo narrado. Voltada para um público das mais diferentes áreas, com ou sem experiência anterior na linguagem teatral e musical.

Idade: A partir de 12 anos

Duração: 2 horas

Máximo: 20 pessoas

LINK PARA SE INSCREVER NAS OFICINAS:
https://forms.gle/J1udE1m2t2g2Sbjs7



DATAS E LOCAIS DAS APRESENTAÇÕES: 

06/10 – 9h e 14h

EPG Silvia de Cássia

Endereço: Rua Conceição da Barra, s/n - Jardim Santa Inês

CEP: 07141-260

Tel: 2486-5223

 

10/10 – 10h e 14h

EPG Giovani Angelini

Endereço: Av. Ivan Edmundo Scaramelli, 301 - Jardim Bondança

CEP 07162-540

Tel: 2469-4740 / 2466-0332

 

11/10 – 10h e 14h

EPG Nazira Abbud Zanardi

Endereço: Rua Santina, 210 - Recreio São Jorge

CEP 07144-490

Tel: 2404-0636

 

ACESSIBILIDADE

17/10 – 10h (Audiodescrição e LIBRAS) e 14h (LIBRAS)

CEU Ponte Alta

Endereço: Rua Pernambuco, 836 - Jd. Ponte Alta

CEP 07179-490

Fone: 2436-6813

 

24/10 – 9h (LIBRAS) e 14h (LIBRAS)

CEU Pimentas

Endereço: Estrada do Caminho Velho, 351 -Jardim Nova Cidade

CEP 07252-312

Tel: 2442-8352 / 2489-3510